sábado, 16 de fevereiro de 2008

Instalação do Ubuntu

Software: Linux Ubuntu Versão 6.0 ou superior
Dificuldade: 8 (Intermediário)

Para você que está precisando aprender mais sobre o sistema operacioal Linux, este tutorial tem a intenção de mostrar como instalar uma distribuição deste sistema, para quem não sabe uma distribuição seria como a versão no windows, ou seja, temos o windows 98, 2000, XP, Vista e etc. No Linux temos empresas que criam versões como o Ubuntu, Kurumin, Conectiva Linux entre outros.

1. Caso não possua o cd de instalação você poderá solicitar uma cópia gratuita pelo site http://www.ubuntu.com/getubuntu . O site está em inglês, caso alguém encontre dificuldades me envie um e-mail que terei o prazer de enviar uma cópia para ajudá-lo neste processo.


2. Insira o cd de instalação no leitor de cd, e em seguida reinicie o computador, o sistema irá apresentar uma tela conforme a abaixo:



Obs. Caso não apareça os textos em português, pressione a tecla [F2] para mudar o idioma de instalação.

3. Para continuar selecione a primeira opção “Iniciar Ubuntu” e pressione a tecla [Enter], após alguns minutos o Ubuntu será carregado em seu computador, fique tranqüilo o Ubuntu ainda não está instalado em seu computador, ele esta rodando pelo cd em sua máquina.


4. Caso não queira instalar o Ubuntu, desligue sua máquina e retire o cd do Ubuntu, mas tenho certeza que depois deste visual você irá optar pela instalação, para isso clique na opção “Instalar o sistema no computador” e aguarde o carregamento da próxima tela.


5. Selecione a linguagem que será feita à instalação (Em nosso caso escolheremos Português do Brasil).


6. Selecione a localidade para que seja ajustado o fuso-horário.


7. Selecione o modelo de seu teclado, normalmente o Ubuntu já detecta está configuração automaticamente, mas caso necessite faça o teste de acentuação no quadro “Você pode digitar dentro desta caixa.....”.


8. Selecione em qual partição do seu HD será instalado o Ubuntu, caso você deseje eliminar o sistema operacional que usa hoje e deseja ficar somente com o Linux selecione a opção “Assistido – usar disco inteiro”, caso queira usar o Ubuntu e outro sistema operacional (Windows, Os/2 e etc) selecione a opção “Manual”, porém estude antes como particionar HD para instalação de dois sistemas operacionais;


9. Na tela que é apresentada agora, digite as informações referentes ao acesso ao Ubuntu para isso preencha os campos “Seu nome, nome para acessar o sistema e senha”, por padrão o instalador do Ubuntu definirá um nome para o computador, caso deseje alterar basta mudar o nome manualmente;


10. Esta tela mostra o resumo das informações cadastradas anteriormente, caso perceba algo de errado clique no botão [Voltar] para alterar o item desejado, se estiver tudo correto clique no botão [Instalar / Install] para iniciar o processo de instalação.


11. Aguarde a conclusão da cópia dos arquivos.


12. Clique no botão [Reiniciar agora] para que seja carregado o Ubuntu pelo disco rígido, lembre-se de retirar o cd de instalação ao final da mesma, para que o computador não inicie pelo cd quando terminar de ser reiniciado.


Caso você tenha conseguido chegar a esta tela, fique feliz pois você conseguiu instalar o Ubuntu

Abraços a todos e um ótimo final de semana!!

Nenhum comentário: