terça-feira, 31 de julho de 2007

INTRODUÇÃO A REDES


DEFINIÇÃO
Uma rede de computadores consiste de dois ou mais computadores e outros dispositivos ligados entre si e compartilhando dados, impressoras, trocando mensagens (e-mails), etc. Internet é um exemplo de Rede. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados.

ÁREAS DE ALCANCE PARA REDES
LAN (Local Area Network, ou Rede Local). É uma rede onde seu tamanho se limita a apenas um prédio.
CAN
(Campus Area Network). Uma rede que abrange uma área mais ampla, onde se pode conter vários prédios dentro de um espaço contínuos ligados em rede.

MAN
(Metropolitan Area Network). A MAN é uma rede onde temos, por exemplo, uma rede farmácia, em uma cidade, onde todas acessam uma base de dados comum.
WAN (Wide Area Network, ou rede de longa distância). Uma WAN integra equipamentos em diversas localizações geográficas, envolvendo diversos países e continentes como a Internet.

TIPOS DE REDES
Redes domésticas: Também chamada de pequenas empresas, são formadas por poucos computadores. Normalmente interligados para compartilhamentos de impressoras, arquivos ou conexão com a Internet.
Redes corporativas
: Constituída de pelo menos 3 pontos básicos:

- Servidor: é o computador principal, ou seja, o que oferece os recursos aos outros computadores, como exemplo o acesso a Internet, Disco rígido para armazenamento ou impressoras.
- Cliente: é o computador que se conecta ao servidor para utilizar os recursos do mesmo, como conexão á Internet, utilização de impressoras e outros.

- Estação de trabalho: é o computador que pode ser utilizado para aplicações normais, computador ligado à rede ou não.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Conceito Inicial de Programação

Software: Browser (Artigo somente para conceituar programação)
Dificuldade: 0 até 10 (Depende de sua vontade de ler)

Depois de algumas semanas de ausência estamos voltando com um novo tutorial, e com um novo programa de utilização.
Para aqueles que desejam aprender a programar vamos começar com o caminho das pedras, entendendo os conceitos básicos de programação.


O que é Programação?
- A programação é a arte da criação de um programa de computador, um conjunto concreto de instruções para um computador desempenhar. Computador, neste contexto, significa qualquer coisa que tenha capacidade de processamento. O programa é escrito numa linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.

Diferentes linguagens de programação funcionam de diferentes modos. Por esse motivo, os programadores podem criar programas muito diferentes para diferentes linguagens; muito embora, teoricamente, a maioria das linguagens possa ser usada para criar qualquer programa.

Tipos básicos de Linguagem de Programação
- Existem dois tipos básicos de linguagens de programação, que são as linguagens estruturadas e as linguagens orientadas a objetos.

Programação Estruturada: Programação estruturada orienta os programadores para a criação de estruturas simples em seus programas, usando as sub-rotinas e as funções. Foi à forma dominante na criação de software entre a programação linear e a programação orientada por objetos.
Apesar de ter sido sucedida pela programação orientada por objetos, pode-se dizer que a programação estruturada ainda é marcantemente influente, uma vez que grande parte das pessoas ainda aprendem programação através dela. Além disso, por exigir formas de pensar relativamente complexas, a programação orientada ao objeto até hoje ainda não é bem compreendida ou usada pela maioria.

Programação Orientada a Objetos: A orientação a objetos, também conhecida como Programação Orientada a Objetos (POO) ou ainda em inglês Object-Oriented Programming (OOP) é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos.
Em alguns contextos, prefere-se usar modelagem orientada ao objeto, em vez de projeto.
A análise e projeto orientados a objetos têm como meta identificar o melhor conjunto de objetos para descrever um sistema de software. O funcionamento deste sistema se dá através do relacionamento e troca de mensagens entre estes objetos.

Na programação orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software. Cada classe determina o comportamento (definidos nos métodos) e estados possíveis (atributos) de seus objetos, assim como o relacionamento com outros objetos.
Smalltalk, Perl, Python, Ruby, Php, ColdFusion, C++, Object Pascal, Java, Javascript, ActionScript ,C# e VB.NET são exemplos de linguagens de programação com suporte a orientação a objetos.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Tutorial Efeito Matrix

Software: Adobe Photoshop CS2 (Português)
Dificuldade
:
7 (Básico)

Depois de alguns dias sem passar por aqui, voltamos com um tutorial sobre Photoshop, tutorial que relembra o efeito do filme Matrix, aproveitem bem:

1º Passo: Crie uma imagem de 300x350, com Branco de cor de Fundo (Backgroud)


2ºPasso: Vá em Filtro (Filter) / Textura (Texture) / Granulado(Grain) e altere seus valores para Intensidade (Intensity) 100; Contraste (Contrast) 100; Tipo de granulado (Grain Type) = Vertical.

Sua imagem neste momento deve estar assim:

3º Passo: Mude a cor Principal para um Verde Claro e a cor de fundo para Preto. Agora vá em Filtro(Filter) / Artístico(Artistic) / Néon(Neon Glow) e altere as propriedades para, Extensão do Brilho = 5; Intensidade do Brilho = 15 e Cor do Brilho selecione um verde um pouco mais escuro que da cor principal.

4º Passo: Nesse momento vá a Filtro (Filter) / Estilização (Stylise) / Arestas Brilhantes (Glowing Edges) e entre com os seguintes valores: Largura da Aresta = 1; Brilho da Aresta = 15; Suavidade = 1.


Depois de Algumas alterações