segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Mudando Cor de Olhos

Software: Photoshop 7.0
Dificuldade
: 8 (Intermediário)

Abra uma foto qualquer que contenha um olho que você deseja mudar, para ter um resultado satisfatório o ideal é usar fotos de alta resolução e com um bom nível de claridade como a foto abaixo.

Pressione Ctrl+J para duplicar a camada do olho ou vá ao menu Camada > Duplicar Camada, depois clique uma vez em uma cruz formada por setas em cima do nome “Camada 1”, só para desbloquear a camada, removendo assim o cadeado ao lado do nome da camada.

Selecione a camada duplicada, clicando uma vez no nome dela, a área retangular onde fica o nome ficará azul.

Selecione a ferramenta subexposição (sétima ferramenta do lado direito da barra de ferramentas), depois clique com o botão direito na foto para definir o tamanho do pincel e na barra de propriedades, altere conforme a imagem abaixo.

Com a ferramenta subexposição, faça movimentos circulares em toda a íris do olho, até que fique como na foto abaixo.

Selecione a ferramenta borracha (sexta ferramenta do lado esquerdo da barra de ferramentas), depois clique com o botão direito na foto e use um pincel de ponta suave, com 60 pixels, Modo: Pincel, Opacidade: 100% e Fluxo: 100%, como na foto abaixo.


Posicione a borracha sobre a Pupila do olho (centro do olho), clique 3 ou 4 vezes sem tirar a borracha do lugar, depois disso dê mais um clique e segure por 2 segundos.

Agora vá em Imagem> Ajustes> Variações, na caixa de Variações, clicando na opção Mais Azul e uma vez em Mais Ciano e repetindo mais uma vez teremos o resultado abaixo.

Após aplicar as Variações toda à foto irá ficar azulada, selecione a ferramenta borracha, e defina as opções Opacidade: 100% e Fluxo: 100%, clique com o botão direito sobre a imagem e defina o diâmetro do pincel, neste tutorial foi usado um pincel de 118 pixels, mas esse tamanho pode variar de acordo com a foto usada, após definir o diâmetro comece apagando as áreas ao redor dos olhos preservando apenas a íris, dê um zoom na pupila (centro do olho) e veja se existe uma tonalidade azulada, caso tenha apague também para retornar com o tom escuro.

Para começar alterar a cor do olho, deixando com uma tonalidade mais original vá ao menu Imagem / Ajustes / Matiz Saturação e altere conforme a imagem, ou na cor que você desejar.

Duplique a camada pressionando Ctrl+J e defina sua opção de mesclagem, que está marcado como normal alterando para Luz Suave, depois vá ao menu Imagem / Ajustes / Variações e clique duas vezes na opção Mais Amarelo.

Temos assim um olho que era castanho, alterado para uma tonalidade de Azul.

Até o próximo tutorial
Abraços e ótima semana a todos

Um comentário:

W.S.A Designer disse...

Cara bem bacana esse seu tuto, muito intereçante, bem explicado, e facil de desenvolver. Parabéns